Comunicação é a alma do negócio
Como já dizia o “Velho Guerreiro” Chacrinha: - “Quem não se comunica, se trumbica”.
Mais do que nunca saber se comunicar é chave para se destacar nos negócios. E isso não se refere apenas à maneira pela qual você e os seus colaboradores tratam os clientes. Toda marca precisa se comunicar com o seu público-alvo! A comunicação é essencial desde o momento em que o público toma conhecimento da sua empresa até consumo ou compra do produto.
Os canais de comunicação são os pontos principais para divulgar e fortalecer a imagem da organização, fazendo da assessoria de imprensa uma ferramenta essencial que deve ser bem desenvolvida. Uma assessoria bem feita pode gerar boa reputação e benefícios, mostrando que aquela empresa está comprometida e bem posicionada diante do mercado. Além de tornar a organização ou o profissional uma referência em sua área e ser, a partir daí, fonte de matérias, e assim conseguindo inserções relevantes nos grandes veículos de comunicação.
A assessoria ganhou aspectos estratégicos, planejamentos, e hoje pode ser considerada uma consultoria, e não somente uma assessoria, pois quando se trabalha em prol do assessorado a tendência é beneficiá-lo em todos os aspectos, desde os empresarias até os pessoais.
Há muito tempo as organizações, as empresas, não estão interessadas somente em se relacionar com alguns ou a minoria, mas sim, com todo o mercado e todos os segmentos, de maneira positiva, permanente, a fim de lucrar, de manter seu faturamento, de manter-se em evidência e em clima de negócios, e por entender que ouvir públicos diversos colabora para o seu crescimento.
Saiba quais são as funções de um assessor de imprensa:
Criar um plano de comunicação;
Colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização;
Estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos;
Criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades;
Detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico;
Desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação;
Criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas;
Preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.
Ficou com dúvidas sobre o assunto? Quer sugerir um tema para os próximos artigos? Quer elogiar, criticar ou corrigir uma informação? Deixe seu comentário ou clique aqui, responderemos o quanto antes!
*Silvana Regina Inácio é diretora da SI Comunicação, Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora, Integrante do Comitê de Diversidade da ABStartups, Top 10 na categoria profissionais de comunicação no Startup Awards 2018 e parceira da BenV. – Soluções 360º.