top of page

Feriados são inofensivos...

Atualizado: 17 de nov. de 2022


Quando o planejamento contempla os feriados, os prevendo com antecedência, podem ser seus aliados na motivação da equipe. | Imagem: banco de imagens do Wix

O ano já começou e começou a todo vapor. Por isso hoje vou te ajudar a organizar o calendário da sua empresa, para que os feriados não sejam uma desculpa para não atingir suas metas.


Na verdade, percebemos que geralmente o que falta para as empresas, é a organização e o planejamento em tempo de compensar.

Primeiro é importante mapear os feriadões e as emendas, porque de nada adianta você "esfolar" seu funcionário colocando-o para trabalhar durante o feriadão, sendo que o seu mercado fica parado. Isso só vai cansar e estressar o funcionário, reduzindo sua produção.


Observe:


25 de Janeiro: Para quem opera em SP, ou tem os principais clientes em São Paulo, se prepare, dia 25 de janeiro é aniversário da cidade e cai na quinta-feira, sexta, a maioria das companhias emendam. É verão, não se assuste. Rss


4, 5 e 6 de março: Fevereiro passou batido, mas o carnaval sempre chega. Então se prepare, o país para nesses dias, nem adianta gastar suor a toa. Bom mesmo é cair na folia e voltar a trabalhar só na quarta de cinzas, depois do almoço para recuperar as energias.


19 e 30 de abril: Em abril só tem a sexta-feira santa, porque o feriado da inconfidência mineira cai no sábado. PORÉM, dia 30 é uma emenda, pois dia 01/05 é o dia do trabalhador. Muitas empresas dão emedam o feriado, a economia desaquece. Se puder, descanse!


01 de maio: É o dia do trabalho: Aproveite e presenteie os trabalhadores da sua empresa. É sempre de bom tom, usar essas datas para dar reconhecimento a equipe. 12 de maio é o dia das mães, um domingo, mas nem por isso merece passar batido, parabenize-as ou até, presenteie-as na sexta (10/05).


20 de junho: Tem o feriado de Corpus Christi em uma quinta-feira, mas é provável que não emende, isso depende muito do funcionamento dos bancos e repartições públicas.


Julho só tem férias escolares e quermesses, programe-se, de repente seu negócio pode se beneficiar disso para vender mais, ou divulgar a marca. Pense nisso!


Agosto é o mês dos pais presentes, ganharem presentes, mas na sua empresa nada muda, já que o dia comemorativo é o segundo domingo do mês, 11/08.


Setembro passa batido com o feriado da independência no sábado, o mesmo acontece com o dia das crianças, mas para quem trabalha com educação é bom lembrar que a tradicional “semana do saco cheio” deve acontecer de 14 a 18 de outubro. Nesse meio tempo parabenize, homenageie e presenteie professores, dia 15 de outubro é o dia dessas pessoas que nos ajudaram a sermos o que somos.


15 de novembro: É o dia da proclamação da república, em 2019 cai em uma sexta, mas o dia de finados, cairá em um sábado. Sem grandes prejuízos.


Chegou DEZEMBRO e se você segurou as pontas até lá, não se esqueça que as campanhas devem começar antes, para mobilizar os consumidores. A depender do setor de atuação, vale a pena pensa em férias coletivas de 21/12/2019 (Sábado) a 05/01/2020 (Domingo). Isso ajuda a empresa a se organizar melhor e a não ficar com grandes atrasos na ausência de férias durante o ano. Mas é claro que o peso da meta de dezembro no seu negócio tem que ser proporcional ao tamanho do mês que você decidir funcionar.


 

O erro de muitas empresas é não equalizar a produção proporcionalmente ao período produtivo. | Imagem: banco de imagens do Wix

Para ajudar no seu cálculo de produção mensal, segue abaixo alguns números importantes.


Serão 52 sábados, mais 52 domingos, + 7 feriados + 1 dia para o aniversário da sua cidade. Isso sem emendas e sem a sugestão de férias coletivas em dezembro, e então seu ano terá 253,5 dias úteis (metade é por conta da quarta de cinzas).

Caso opte por uma conta mais realista, contando com a desaceleração da economia nas emendas de feriado e que a equipe é menos produtiva nessas ocasiões, então divida sua meta em 244 dias úteis.

Tente distribuir o peso da produção maior nos meses que possuem mais dias. Se seu negócio possui uma sazonalidade própria por alguma particularidade, não esqueça de considerar os períodos de baixa no cálculo e compensar nos meses de alta.

Veja abaixo a quantidade de dias úteis por mês, contando emendas, e tirando emendas.

Mês Sem emendar Com emendas

Janeiro 22 22

Fevereiro 20 20

Março 19,5 18

Abril 21 20

Maio 22 22

Junho 19 18

Julho 23 23

Agosto 22 22

Setembro 21 21

Outubro 23 23

Novembro 20 20

Dezembro 21 15



Agora que os feriados não são uma surpresa, corra e planeje sua produção para nos feriados, usar as redes sociais apenas para postar fotos com famílias e amigos, sem reclamar do inevitável.


Ficou em dúvida? Deixe sua dúvida nos comentários no final da página, ou Clique Aqui e fale com a nossa equipe.

bottom of page