top of page

Você sabe o que é diversidade?

Atualizado: 17 de nov. de 2022


imagem: Banco de imagens Wix

A diversidade é vital para uma empresa, além de melhorar sua produtividade e vantagem competitiva, aumenta a oportunidade de possuir uma mão de obra ainda mais qualificada


Por Silvana Regina Inácio


Todo mundo está falando sobre diversidade, da necessidade da diversidade no ambiente de trabalho e de como isso pode beneficiar os seus negócios. Mas você sabe, realmente, a importância de ter esse tema inserido nas estratégias de sua empresa?


A mudanças geracionais afetam profundamente o mercado de trabalho. Os novos profissionais estão se posicionando e se expressando cada vez mais – são inquietos, curiosos e ávidos por trazer pluralismo para o dia a dia do trabalho. Mais do que nunca, temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade são pauta dentro e fora das empresas. Agora, com as redes sociais dando espaço para a expressão de todos, as pessoas têm tido um estímulo extra para serem quem realmente são em qualquer lugar – inclusive no trabalho.


É comum ouvir no Brasil, que não existe preconceito contra negros e que as mulheres têm as mesmas oportunidades de ascensão na carreira. Ainda assim, as empresas estão longe de representar adequadamente o perfil demográfico do país em seus quadros. Principalmente, quando se sobe na escala hierárquica.

Em maio de 2016, o Instituto Ethos e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) publicaram um estudo baseado em dados das 500 maiores empresas brasileiras e descobriram que as mulheres, apesar de representarem mais da metade da população do país, ocupam somente 13,6% dos cargos de primeiro escalão. Ainda segundo a pesquisa, apenas 6,3% dos gerentes e 4,7% dos executivos de alto escalão são negros. Não há dados sobre homossexuais em cargos de comando – uma vez que até há bem pouco tempo a orientação sexual sequer estava nas estatísticas das equipes de recursos humanos.


A boa notícia é que o cenário, ainda que lentamente, está mudando. LGBTs, mulheres e negros começam a ganhar cada vez mais espaço nas corporações – e a lutar com bem menos receio por igualdade de condições e respeito no mercado de trabalho. No entanto, se você ainda considera todo esse papo “mimimi de grupos vitimistas”, cuidado. É importante que você busque informações e entenda as necessidades e o lugar de fala dessa parcela da população.


P.S.: Dados do estudo: Delivering through Diversity divulgado pela consultoria McKinsey and Co. em 2018, mostram que empresas com diversidade de gênero, são 27% mais propensas a superar seus concorrentes, e que as empresas que possuem diversidade cultural e étnica, possuem um resultado ainda maior, 33% superior, a média das empresas que não possuem essa política.


fontes:

bottom of page