Open Site Navigation

Feriados 2020, veja como se planejar


Está valendo!


O ano de 2019 ficou para trás e 2020 começou com tudo, para evitar surpresas planeje desde já o calendário da sua empresa.


Via de regra, o ideal é que as empresas planejem seu calendário, ações de marketing e fluxo de investimentos entre os meses de agosto e outubro do ano anterior, mas como eu sei que nem sempre temos a “organização ideal”, segue abaixo uma lista com os feriados nacionais desse ano e as sugestões para ações de vendas, controle de metas e premiação de equipe já que boa parte desses feriados são prolongados.


Obs.: Aqui vou comentar apenas os feriados nacionais, mas é importante que busquem os feriados municipais e estaduais de sua respectiva localidade. Assim o planejamento será muito melhor. Aqui em São Paulo, por exemplo, no meu planejamento entram feriados como 25 de Janeiro, que é o aniversário da cidade e cairá em um sábado; e a chamada “Revolução Constitucionalista de 1932 que cairá na quinta-feira do dia 09 de julho, um feriado estadual.


FEVEREIRO:

Dias úteis + sábado: 20,5

25 de Fevereiro de 2020 (terça-feira) CARNVAL:


Dizem que o ano só começa após o carnaval, para evitar que isso se torne uma verdade absoluta na sua empresa lance desde já metas de produtividade prevendo o cumprimento da produção necessária para janeiro e fevereiro.

Sugiro que durante as festas, dê para a equipe o final de semana, a segunda, a terça-feira e metade da quarta-feira de cinzas. Deixe a equipe descansar. É fato que a maior parte do mercado para, e nenhuma equipe fica feliz em trabalhar enquanto os amigos se divertem, viajam e descansam. Ter uma equipe contente vale mais do que uma equipe amargurada.

Caso seu negócio precise do movimento de carnaval, algo muito comum a setores como restaurantes, bares e hotéis, então faça um sistema especial de revezamento entre a equipe, jornadas mais curtas e bônus por produtividade, uma forma de dividir os frutos com a equipe e “recompensá-los” pela folia perdida.


MARÇO:

Dias úteis + sábados: 26


ABRIL:

Dias úteis + sábados: 22

10 de Abril de 2020 (sexta-feira) – Sexta-feira da Paixão (Paixão de Cristo)


Um feriado tradicional cristão conhecido como “semana Santa” que envolve a “sexta-feira da paixão”, o “sábado de aleluia” e o tão aguardado “Domingo de Páscoa”.

Por ser uma sexta-feira, boa parte das empresas acaba por suspender as atividades e permitir que seus funcionários viagem e passem o final de semana com a família.

Nesse caso o jeito é calcular as metas do mês, considerando que o mês ainda contemplará outro feriado nacional, o dia da inconfidência mineira, mais conhecido como dia de Tiradentes.


21 de Abril de 2020 (terça-feira)- Inconfidência Mineira (Dia de Tiradentes)


Outro feriado Nacional, portanto, de direito do trabalhador, porém, este tem um peso muito diferente dos demais. Apesar da grande importância do evento que a data homenageia, não é um feriado que remeta ao convívio familiar. Logo não causa muito problema para para a empresa que não emendar.

Mas, se a empresa quiser, essa pode ser uma ótima oportunidade para premiar aqueles profissionais que estiverem com metas batidas ou bastante adiantadas em relação a equipe. Outras opções são descontar o banco de horas com a emenda, ou até oferecer um dia mais leve com roupas casuais, almoço em equipe, treinamento e lançamento de campanhas.


MAIO:

Dias úteis + sábados: 24

1º de Maio de 2020 (Sexta-Feira) – Dia internacional dos trabalhadores:


Essa data dispensa apresentações. É uma data mundial que celebra os produtores de toda a riqueza que há no mundo. A data é escolhida em homenagem aos operários mortos durante uma dura repressão da polícia a um protesto que se iniciou exatamente nesse dia em Chicago, e teve seu ápice de confrontos durante a explosão de um artefato no dia 03 de maio.

A data foi escolhida para simbolizar os riscos dos colapsos sociais que podem se formar quando o respeito ao trabalhador é ignorado ou inexistente.

Homenageie sua equipe. Esse é um belo tempo para exaltar as qualidades dos trabalhadores da sua empresa.


JUNHO:

Dias úteis + sábados: 25

11 de Junho de 2020 (Quinta-Feira) – Corpus Christi


Não adianta reclamar, como a maioria dos feriados cristãos, esse também tem dia de semana certo para acontecer. É sempre na Quinta-Feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Ou seja, sempre será um feriado com brechas para emendas.

Minha sugestão é que antecipadamente lance desafios de metas para o mês de Maio. Presenteie com a emenda, os profissionais que atingirem metas de qualidade, de produção, de vendas e entregas de projetos. Use a criatividade e lhes permita trocar a emenda por um vale compras, vale janta, “day spa” etc. É sempre importante saber equalizar a produtividade com o bem estar da equipe, incluindo você que me lê.


JULHO:

Dias úteis + sábados: 27


AGOSTO:

Dias úteis + sábados: 26


SETEMBRO:

Dias úteis + sábados: 25

07 de Setembro de 2020 (Segunda-Feira) – Independência do Brasil


Sem novidade, é um feriado nacional, em plena segunda-feira, é esperar chegar a terça, e antes de mais nada, lembrar no planejamento de metas que o mês terá um dia útil a menos.


OUTUBRO:

Dias úteis + sábados: 26

12 de Outubro de 2020 (Segunda-Feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)


Para o comércio é também um dos feriados mais rentáveis do ano, o dia das Crianças.

Esse ano o Feriado cai em uma Segunda-Feira, o que também não chega a ser um problema para as empresas. Se sua empresa se beneficia dessa data, não se esqueça de planejar a campanha com antecedência, reforce os estoques e se prepare para o boom de vendas que deve ocorrer entre os dias 7 e 10 de Outubro.


NOVEMBRO:

Dias úteis + sábados: 24

02 de Novembro de 2020 (Segunda Feira) – Dia de finados:


Feriado nacional, é um dia usado para celebrar as boas lembranças dos entes que se foram. Não há muita oportunidade para ações motivacionais, nem muito impacto nas constas. Vá descansar e deixe a equipe repor as energias, o último bimestre promete. Em Novembro tem “Black Friday”, data que já entrou no calendário do comércio nacional, esse ano será em 27 de Novembro, última sexta-feira do mês, e em dezembro o tão celebrado Natal.


DEZEMBRO:

Dias úteis + sábados: 24

25 de Dezembro de 2020 (Sexta-Feira) – Natal


A data dispensa apresentações, mas requer cuidado.

Para o comércio, o estoque precisa ser planejado, as ações de marketing sincronizadas para aproveitar o que para muitos continua a ser a data de vendas mais forte do ano.

Já para as demais empresas o cuidado deve ser igualmente estratégico. Sabemos que no Brasil celebramos mais a janta de véspera, do que o dia 25 em si. Então converse com a equipe, negocie turnos, estimule o acordo entre os próprios colaboradores, com um revezamento de folga nas festas de final de ano e, se a empresa puder, use de recesso coletivo, aqui na benV você nos encontrará até o dia 23 de Dezembro de 2020, e depois estaremos disponíveis de novo apenas no dia 04 de Janeiro de 2021. Planejamento é isso, antever os desvios de rota, para que eles não se tornem imprevistos...


Feliz 2020!