Prêmio PIEC divulga lista de projetos finalistas da terceira edição
- benV 360
- 30 de mai.
- 2 min de leitura
Depois de meses de uma apuração que contou com o apoio do Instituto Sua Ciência (ISC) para acontecer, 20 jurados voluntários avaliaram os 200 projetos aptos a participar do prêmio e, finalmente, com essas avaliações, indicaram quais seriam os projetos finalistas. Confira a lista a seguir:
RESUMO DO PRÊMIO PIEC:
Criado no final de 2020 pela benV 360, o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC), é voltado para a promoção da prática científica sustentável precoce nas escolas de ensinos fundamental e médio.
Com um clube de quase 1.900 membros cadastrados, o prêmio PIEC já recebeu 479 projetos inscritos, alcança 23 estados brasileiros e já contou com a participação de 1.553 estudantes e 472 professores orientadores, representando 173 cidades espalhadas por todo o Brasil. Só na terceira edição, 121 escolas apresentaram seus projetos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO:
Nessa primeira etapa, os 200 projetos foram separados em 10 lotes aleatórios. Para cada um desses lotes foram designados, aleatoriamente, dois pesquisadores/acadêmicos das diversas áreas da ciência como jurados. O projeto mais bem avaliado por cada um dos jurados, em cada uma das categorias, foi indicado como finalista, ou seja, até 06 (seis) projetos de cada lote. Nos poucos casos em que houve empate na avaliação de algum dos jurados, o critério de desempate dos projetos foi a média entre as notas que o projeto recebeu de ambos os jurados.
O processo de avaliação do Prêmio PIEC foi desenvolvido para indicar os projetos vencedores de três categorias diferentes, são elas:
Consciência Circular: Que indica o projeto mais sustentável e com o melhor plano de utilização de rejeitos de outras atividades em seu funcionamento e que preveja destinação sustentável para seus componentes, após suas vidas úteis;
Nova Realidade: Essa categoria dá mais peso a critérios como a “viabilidade econômica” e “aplicabilidade” da ideia. Aponta o projeto mais maduro e viável para solucionar algum problema;
Futuro Brilhante: Uma categoria que valoriza a criatividade em primeiro lugar. Portanto, até mesmo os projetos que ainda estão em processo de ideação podem ser vencedores dessas categorias se seu desenvolvimento previr e conseguir demonstrar um benefício para o futuro do meio ambiente.
Alguns dos projetos finalistas conseguiram avaliações boas suficientes para serem finalistas nas três categorias, outros se tornaram finalistas com as notas obtidas em duas, ou, apenas uma categoria.
PROJETOS FINALISTAS DA 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PIEC:
Ao todo, dos 210 projetos inscritos, 25 estão nas finais representando 16 das 82 cidades inscritas e 12 estados, dos 23 participantes.
Agora, para esses 25 projetos, começa tudo de novo. Antes avaliados por apenas 2 jurados cada, poderão ser avaliados por até 20 jurados nessa segunda etapa. Mais dinamismo, emoção e expectativa para o resultado.
Comments