Open Site Navigation

Papai noel do meio ambiente:


Você já percebeu que temos o costume de dizer: “ah, ano que vem eu começo” principalmente nas últimas semanas de Dezembro? Mas será mesmo que é necessário esperar o Janeiro que vem à frente para mudarmos nossos hábitos?


A época de festas de final de ano sempre vem acompanhada de reuniões com nossos familiares e amigos, nessas ocasiões, há comidas e bebidas típicas, certo? Você já parou para pensar como é possível impactar positivamente o meio ambiente nessas comemorações? Hoje faço dois convites (talvez desafios) a vocês: algumas mudanças nos padrões de compra e consumo nas festas de Natal e Réveillon!



Existem diversos modelos de sacolas retornáveis (ecobag). geralmente são de algodão cru ou lona.

O primeiro deles é que, no momento da compra, as tradicionais sacolas plásticas sejam substituídas pelas sacolas ecológicas. Pode parecer complicado fazer essa troca, mas confiem em mim: não é bicho de sete cabeças. Quer uma dica? Sempre as carregue com você, seja no carro, na bolsa, mochila, enfim! Se elas estiverem a fácil acesso, tudo é mais prático, além de serem mais resistentes.



Utilize louça de vidro ou cerâmica. Materiais de plástico, demoram até 450 anos para se decompor.

O segundo desafio é: evite o uso de recipientes e talheres descartáveis. Em períodos festivos a geração de plástico aumenta e infelizmente não são em todos os lugares que existe a coleta seletiva. Como consequência, um volume significativo de resíduos (que poderia ser evitado) é encaminhado aos aterros sanitários, o que em grande escala diminui a vida útil dessas obras. Além disso, a atividade da reciclagem não é incentivada e há maior necessidade de exploração de matéria prima para novas produções.


No final de tudo, separe os resíduos sólidos dos úmidos, e promova a reciclagem.


Que tal colocar em prática essas suas ideias? Afinal, já pensou que para o meio ambiente, que é o meio onde vivemos, nesse final de ano o Papai ou Mamãe Noel, pode ser você...


...Ho ho ho!