Open Site Navigation

5 pontos: 18/03/2019


Está no ar seu desafio de melhoria semanal. Na coluna 5 pontos, nossos especialistas propõem 5 desafios que podem ser realizados em apenas uma semana. Mas é importante começar agora, semana que vem virão 5 novos desafios em forma de dica para você turbinar sua empresa e/ou sua carreira.

É preciso se conscientizar que abrir e manter um negócio, precisa contar com um primeiro e robusto passo: o conhecimento do negócio. Quantas vezes você se debruçou sobre cada fase, cada operação que constitui o seu negócio, e a analisou friamente, se fez as seguintes perguntas: “Esta fase faz sentindo existir? Agrega valor? Essa fase é percebida e reconhecida pelo meu cliente? Esta fase pode ser melhorada? Quanto ela pode ser melhorada? Meus custos estão enxutos? E como avançar, como melhorá-los se não há registro, não há indicadores, não há rastreabilidade nem padrões a serem seguidos?” Pense nisso, um pouco de planejamento ajudará a melhorar, ou pelo menos medir, os resultados.

Silvana Inácio



Sua empresa tem algum automóvel? Você sabia que manter a revisão dos veículos em dia é uma forma de economizar e ainda ajudar o meio ambiente? Pois é! Dessa forma são evitados vazamentos de óleo, combustíveis e também a liberação de gases prejudiciais e que aumentam o aquecimento global, o bolso da sua empresa agradecerá, pois essas revisões ajudarão a economizar combustível se os bicos estiverem limpos, o óleo sempre em condições de uso reduzirão atrito na caixa do motor evitando manutenções precoces, o pneu na calibragem certa faz com que o veículo renda mais quilômetros por litro e ainda evita a sobrecarga de peças como molas, amortecedores, suspensão bandeira e mantém o veículo balanceado por mais tempo e aumenta sua durabilidade, por fim, os freios ajustados reduzem ruídos, o próprio desgaste, ajuda a manter o alinhamento do veículo e óbvio, evitam sinistros. Revise sua frota!

Mateus Barreto



Sua empresa anda consumindo muito seu tempo? Cuidado para não virar escravo da sua própria empresa. Uma das maneiras que podem te ajudar é a organização. A organização de tempo e de tarefas, tente planejar seu dia ou sua semana, separando entre tarefas urgentes para que sejam feitas logo, as tarefas importantes (são tarefas que precisam ser feitas mas tem como planejar antes diferente de urgente que tem que ser feita para apagar o incêndio) e as tarefas circunstancias que são tarefas que não tem tempo determinado e não tem tanta relevância. Após separa-las, comece com as tarefas urgentes e depois vá para as importantes e se sobrar tempo faça as circunstanciais. Desta forma, você terá a possibilidade de gerir muito melhor seu tempo.

Vanessa Geralda



Há quanto tempo você não promove ninguém? Sua empresa possui um plano de carreira? Quais são os indicadores que precisam ser atingidos para que alguém em sua companhia seja promovido? Talvez sua empresa esteja em um momento complicado que te faz não ter cabeça para pensar nisso, mas dar previsibilidade a sua equipe pode ser um fator motivador para que seus colaboradores se empenhem em melhorar suas performances. Para começar, se for possível, promova algum destaque positivo da equipe, com um aumento mínimo de 15%. Faça isso no momento do anúncio do plano de carreiras da empresa. Valerá a pena, sua equipe se engajará, todos desejarão ser o próximo.

Antônio Pedro



Todos os funcionários da sua empresa conhecem o trabalho das demais áreas? O comercial da empresa conhece bem o trabalho que é executado pela equipe? Conhecem bem os produtos? Reserve uma hora por semana, para que um profissional de alguma área ensine ao restante da empresa, mesmo aos que não tem ligação direta com aquela atividade, alguma coisa inerente ao seu trabalho, ou a um processo que pode ser melhorado, ou para apresentar características técnicas de produtos e serviços. Isso fará sua equipe conhecer melhor o próprio trabalho, a própria empresa e assim, pensarem de forma conectada em soluções capazes de melhorar a eficiência dos processos. Além disso, outro resultado esperado é que através do conhecimento, talentos consigam construir sua carreira, alternando entre vários setores da empresa, buscando o trabalho com qual apresenta maior intimidade e produtividade. Faça um teste e verá como isso pode ser produtivo.

Exemplo benV 360


Agora é com você, se precisa de ajuda, conte a gente!