Open Site Navigation

5pontos - 14/01/2019


#5pontos, é uma coluna semanal que traz 5 desafios/dicas que podem ser aplicados ao seu negócio ou a sua carreira em apenas uma semana.

Como anda o atendimento da sua empresa? É importante analisar como seu setor tem atuado com seus clientes. Muitas empresas dizem que o diferencial esta em um excelente atendimento, mas não é bem assim, não se trata de um diferencial, mas sim algo que é esperado pelo consumidor. Analise de perto, faça pesquisa de satisfação, treine sua equipe de atendimento. Esteja atento a este ponto, ele é um dos principais motivos que garante o retorno ou não do seu cliente. Veja por você mesmo, você voltaria em uma empresa onde não fosse bem atendido?

- Vanessa Geralda



Para criar e manter a reputação, é necessário um esforço conjunto de diversas áreas da empresa. Quanto maior a corporação e mais amplo seu mercado de atuação, mais difícil será esse processo, mas é preciso começar. Para que você abra os olhos e não corra riscos desnecessário alinhe o discurso com a prática; não negligencie, esconda ou ignore os pontos fracos; seja eficiente e transparente; monte um plano de contenção de crises; fique atento aos sites de reclamações e tenha uma responsabilidade social.

- Silvana Inácio



Há quanto tempo você não entra em contato com antigos clientes? Hum... faz tempo, é? Manter um sistema eficiente de banco de dados e manter uma comunicação ativa é essencial para ser lembrado e ser o primeiro a quem um cliente recorre quando precisa dos seus serviços novamente. Que tal adotar uma ferramenta de CRM, uma ferramenta de gestão de relacionamento com clientes, existem ótimas e acessíveis opções no mercado. O sistema bem alimentado e uma equipe bem treinada, é um dos pilares de uma Comunicação sustentável.

- Veridiana Morais



Substitua os canudos e copos plásticos presentes em seu estabelecimento por aqueles feitos de papel e outras fibras vegetais. Se atente, pois algumas cidades, como o Rio de Janeiro, já têm leis que proíbem o uso dos canudinhos plásticos e recentemente Nova York proibiu inclusive o uso de EPS, conhecido como isopor, seja na indústria ou comércio. Que tal ser piorneiro na sustentabilidade no seu setor? Além de seguir a legislação, o meio ambiente agradece, e o mercado reconhece.

- Mateus Barreto



Visite um centro comercial na sua cidade. Observe ao menos o funcionamento de 10 lojas que não sejam do seu ramo de atuação. Tente encontrar práticas de outros mercados que podem ser aplicadas ao seu negócio. De repente a rotina de outro setor, pode ser o seu diferencial no seu ramo de atuação.

-Antônio Pedro


Todas as dicas dadas são baseadas em vivência prática dos nossos especialistas. Por isso, se ficou com dúvidas, pode deixar nos comentários, no fim da página, ou clique aqui e fale com a nossa equipe. Podemos ajudar!