top of page

2ª edição do PIEC bate recordes de inscrições e visualizações

Atualizado: 13 de set. de 2022

O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, ou simplesmente PIEC, para os íntimos, é um projeto com foco na economia circular e sustentabilidade que desde o início dos preparativos, até o pagamento dos prêmios e fechamento do relatório, exige, no mínimo, 6 meses de trabalho intenso e muita dedicação da nossa equipe. Mas a satisfação é garantida pela nobreza da causa.


Na segunda-feira, 05 de setembro, chegamos à metade do caminho. Encerrou-se o período de inscrições da 2ª edição e a sensação é a mesma de um atleta quando disputa a final de uma modalidade esportiva. Uma mistura de exaustão com alívio, principalmente depois da apuração e constatação de que o prêmio cresceu de um ano para o outro, em média 66% segundo a análise de 29 indicadores chave (KPIs) que utilizamos nesse projeto.


Lá em 2020/21, na primeira edição, a benV mirou em um objetivo ousado, mesmo identificando durante o processo de benchmark, que prêmios semelhantes voltados para o reconhecimento científico, recebiam poucas inscrições, com a maioria oscilando entre 18 e 60 projetos por edição, sabíamos que o PIEC precisava ir além para ser notado no calendário escolar e. para isso, objetivou-se naquele momento 100 projetos inscritos. Foram recebidas 104 inscrições muito comemoradas.


Esse ano, com a 2ª edição prestes a ir ao ar, o comitê organizador do 2º PIEC precisou ser mais conservador, com o retorno gradual das aulas, sabíamos que havia o risco de baixa atividade escolar e, por isso, repetir os 104 projetos alcançados na última edição foi o objetivo fixado, estava claro que não se poderia retroceder, mas que condições objetivas da volta da pandemia, turbinada pela alta evasão escolar e o déficit de aprendizagem poderiam ser limitadores. Felizmente, não foram.


Para a surpresa de todos, mesmo com um orçamento um pouco menor do que na primeira edição e com todas as dificuldades de ainda não ser uma marca conhecida, o PIEC mostrou seu potencial e superou todas as expectativas, recebendo 165 projetos científicos, um acréscimo de 59% em relação à primeira edição.


Mais do que um prêmio, uma plataforma de expressar compromissos:


Além do justo reconhecimento, percebido principalmente devido ao retorno de boa parte das instituições que participaram da primeira edição, é possível creditar esse crescimento do prêmio à inteligência acumulada ao longo do 1º PIEC, permitindo uma campanha de comunicação mais assertiva e potente, com peças de comunicação vistas mais de 8 milhões de vezes, por cerca de 4 milhões de pessoas, um salto de 197% em relação ao ano anterior.


Números tão expressivos elevam o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico ao patamar das melhores mídias de declarações de intenções e compromissos com a educação, ciência e sustentabilidade, principalmente porque essa grande exposição se traduziu em 232% mais acessos às páginas do PIEC, que em seu primeiro ano, atraíram 7.716, passando para os atuais 23.130 acessos e com períodos de engajamento superiores a 5 minutos por sessão nas últimas semanas de inscrições.


Isso fez com que nossos apoiadores: Grupo Ambipar, Wise Plásticos S/A e #SomosTodosAmazônia fossem percebidos, não apenas por milhares de estudantes que crescerão admirando essas marcas e seus nobres objetivos sustentáveis, como também seus pais, gestores escolares e, principalmente, milhares de professores, responsáveis por cerca de 60% de todo o tráfego gerado pela campanha.


Próximos passos e legado do prêmio:


Ainda nessa edição, há muito trabalho pela frente. Nas próximas semanas jurados se debruçarão sobre esses projetos para avaliá-los e finalmente sabermos quem serão os grandes vencedores da 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.

Os próximos objetivos passam por mostrar para as empresas que o investimento nesse tipo de iniciativa traz resultados diretos e indiretos, ganho de reputação de marca e a possibilidade de encontrar soluções para problemas operacionais reais relacionados à economia circular e outras ações de sustentabilidade.


Os resultados da 2ª edição devem contribuir para esse entendimento e a chegada de novos parceiros nos ajudará a multiplicar a premiação, abrir novas categorias, desenvolver batalhas de conceitos (BoC), realizar eventos de premiação, aumentar a visibilidade da plataforma, criar uma grande feira para exibir os projetos destacados e em breve consolidar a prática científica verde como uma atividade comum e inerente ao ensino para estudantes desde a primeira infância.


Se os planos da benV 360 se concretizarem, em poucos anos, atitudes sustentáveis serão mais óbvias do que andar para frente.


 

Junte-se a nós nesse desafio. Conheça os planos de apoio e contrapartidas do PIEC


bottom of page