top of page

Como foi o 2º PIEC; saiba tudo sobre mais essa realização benV 360

Atualizado: 16 de out. de 2023

Domínio feminino, 683 participantes de todas as regiões do país e nada menos que R$ 105 mil em premiação. O 2º PIEC foi superlativo, do início ao fim.


Equipe do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, a "Instituição de Ensino do Ano" na recepção do laboratório legado da 2ª edição.
Equipe do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, a "Instituição de Ensino do Ano" na recepção do laboratório legado da 2ª edição.

Após 10 meses de trabalho intenso – entre a criação do edital, desenvolvimento dos sites e sistemas, divulgação, período de inscrições, avaliação, anúncio dos vencedores, entrega dos prêmios e por último, mas não menos importante, a relatoria – encerramos oficialmente a 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.


No último dia 24 de maio, a benV 360, realizadora oficial, entregou aos patrocinadores principais do PIEC, o Grupo Ambipar e a iniciativa #SomosTodosAmazônia, o relatório de realização da edição.


Agora, a benV compartilha como foi o 2º PIEC e os pontos mais importantes da edição, mas já adianta: Só tem notícias boas! E no final do breve resumo, está disponível o link para download do Livro de Registro dessa edição, com todos os detalhes do que relou no PIEC.


Como foi o 2º PIEC em números:

Pode-se resumir como impressionantes, os números da 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, o PIEC. Para começar, vamos aos números, que são simplesmente surpreendentes. Por exemplo, o número de estudantes inscritos subiu 123%, passando de 244 para 544 estudantes, orientados por 139 (+13%) professores, de 86 (+21%) escolas, de 69 cidades (+41%) de 23 (+21%) estados da federação.


Gráfico de barras indicando o crescimento do PIEC em indicadores como: "número  de inscrições, alcance, acessos ao site etc.
Alguns dos dos critérios observados de uma edição para a outra. Ao todo, 29 critérios de observação foram possíveis entre a primeira e segunda edições, em média, o crescimento foi de 66% em relação ao 1º PIEC..
Funcionários e estudantes do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, a "Instituição Pública do Ano" | Canindé de São Francisco - SE
Funcionários e estudantes do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, a "Instituição Pública do Ano" | Canindé de São Francisco - SE

Incrível, não é mesmo? Mas esse é só o aquecimento, impressionante mesmo é o fato de o 2º PIEC, graças a ajuda de seus apoiadores, ter distribuído 105 mil reais em prêmios, incluindo um laboratório de BRL 58 mil, doado pela Ambipar e entregue para o Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de são Francisco – SE; 01 notebook; 04 leitores digitais/e-reader e 25 mil reais em dinheiro, oferecidos pela iniciativa Somos Todos Amazônia. Na primeira edição, para fins de comparação, foram empenhados cerca de 70 mil em prêmios, um crescimento da ordem de 50% de uma edição para a outra.


Agora são dois Laboratórios Legados em funcionamento, um em Toledo - PR e outro em Canindé de São Francisco - SE e atendem cerca de 1.700 estudantes, anualmente.


O PIEC das mulheres:


Esse PIEC tem vários pontos a serem destacados, mas um dos que mais chamou a atenção do comitê organizador foi que as mulheres dominaram essa edição do PIEC e nós podemos provar:

Indicadores de inscrições de meninos e meninas comparando a primeira e a segunda edição do Prêmio PIEC, realizado pela benV 360.
Indicadores de inscrições de meninos e meninas comparando a primeira e a segunda edição do Prêmio PIEC, realizado pela benV 360.

A começar pelas inscrições, a quantidade de estudantes do sexo feminino e professoras deixou evidente que esse seria um PIEC marcante, para dizer o mínimo.


Na primeira edição elas já eram uma maioria significativa, com 56% do total de estudantes e tinham uma representante a menos, que os professores. Nessa edição a diferença aumentou, as meninas foram 61% dos participantes (333) e as professoras mulheres tomaram a dianteira, com 76 professoras, contra 63 professores (~55% x 45%).


E se ainda restasse alguma dúvida de que as mulheres são maioria na prática da ciência sustentável, o “pódio” do PIEC tiraria essa dúvida rapidamente. Observe a lista de vencedores do 2º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico:


Categorias Futuro Brilhante e Consciência Circular:

Prof.ª Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Estudante realizadora: Amanda Ribeiro Machado


Categoria Nova Realidade:

Prof.ª Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto

Estudante realizadora: Victórya Leal Altmayer Silva

Categoria PIEC PLURAL:

Profs. orientadores: Fabiana Medeiros do Nascimento Silve | Eduardo Adelino Ferreira

Estudantes realizadoras: Maria Gabriely Félix de Siqueira | Maria Helena Dantas de Lima | Maria Luiza Souza Dantas


Prof.ª Orientadora: Flávia Santos Twardowski Pinto


Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto

Profs. Orientadores: Lark Soany Santos | Alex Alves Cordeiro


Colégio Estadual Jardim Porto Alegre

Prof.ª Orientadora: Dionéia Schauren



Percebeu? São 9 mulheres premiadas e apenas 2 homens. É inegável, o 2º PIEC foi delas!

 

Fique por dentro de tudo que rolou no 2º PIEC, com mais detalhes e curiosidades como essas. Baixe gratuitamente o Livro de Registros do 2º PIEC.


Capa do livro de registros da segunda edição do PIEC que traz Theo Van Der Loo na capa, como homenageado do ano.




Comments


bottom of page