Evento marcou a entrega do troféu de Homenageado do Ano da 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, para Theo van der Loo.
Vencedor por dois anos consecutivos do prêmio Executivo do Ano, da revista Valor Econômico, durante sua passagem pela Bayer do Brasil, Theo van der Loo foi o Homenageado do Ano do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.
A cerimônia aconteceu no dia 30 de junho de 2023, durante a realização da Summit ESG, realizada pelo Grupo Ambipar em Nova Odessa, no interior de São Paulo.
Realizadora oficial do Prêmio PIEC, a benV 360 foi representada no evento por seu fundador e Diretor de Novos Projetos, Antônio Pedro Porto, que, também, exerce a função de coordenador técnico do PIEC.
O anfitrião da visita foi Gabriel Estevam Domingos, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Grupo Ambipar e embaixador do prêmio PIEC, que conduziu a visita ao laboratório, armazéns de operação, anfiteatro e até pelo maior centro de treinamentos de reação a emergências ambientais.
Já no final da visita, Theo van der Loo, ex-CEO da Bayer protagonizou encontros com grandes amigos como Rachel Maia, consultora empresarial e conselheira com passagem por empresas Bayer, Vale e Banco do Brasil; Antônio Lacerda, VP Sr. De Químicos, Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF, além de ser oficialmente apresentado ao fundador do Grupo Ambipar, Tércio Borlenghi Júnior.
Theo recebeu o troféu do PIEC, o certificado de homenagem, livros de registro da edição e uma carta em que continha o agradecimento por ter aceitado a homenagem e um convite para que Theo van der Loo se torne um embaixador oficial do prêmio PIEC.
Será que ele aceitou?
Quem é Theo van der Loo?
O Homenageado do Ano na 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, é filho de holandeses, mas nascido no Brasil. O paulistano Theo van der Loo é formado em marketing pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Gerencial (IMD) na Suíça, com MBA nos EUA, pela Thunderbird School of Global Management (Phoenix, Az) e outros cursos pontuais em Harvard, mantendo uma formação continuada. Profissionalmente possui mais de quatro décadas de trabalho em um setor intrinsecamente ligado à ciência. Na indústria farmacêutica chegou ao topo da carreira executiva no cargo de presidente da Bayer Brasil e hoje é empresário que empreende na ciência medicinal, de ponta.
Essa carreira começa em 1980, quando Theo inicia sua jornada profissional na Schering Farmacêutica, galgando diversas posições em países como Alemanha, México e Canadá, até o cargo de Diretor Geral da subsidiária brasileira em 2002 e em 2006 é destacado para a Direção Geral da marca em Madri, onde permaneceu até 2007.
O então intraempreendedor migra para a Bayer e assume a divisão de cuidados com a saúde, também na Espanha, de 2007 a 2010 e só retorna em 2011 para ser CEO presidente da gigante alemã, aqui no Brasil.
O experiente executivo, membro de conselhos de empresas como Marjan Farma, Hospital Premier e instituto ETCO, além de conselheiro investidor na Vesper Ventures e TX4 Retail, eleito 4 vezes presidente da INTERFARMA, sai da Bayer em 2018 e funda sua própria empresa, NatuScience S.A., em uma jornada empreendedora vanguardista no desenvolvimento de produtos à base de cannabis medicinal, com o objetivo de torná-los mais acessíveis ao público brasileiro, em comparação às caríssimas opções importadas, trazendo mais conforto e esperança a milhões de pessoas com graves problemas de saúde que geram desconforto e dor.
No início de 2017, Theo chocou a sociedade e causou uma grande e necessária reflexão sobre racismo no meio corporativo ao desabafar sobre uma situação criminosa que chegou ao seu conhecimento, em que um recrutador se negou a entrevistar um candidato muito qualificado para a vaga de emprego e o motivo alegado foi: “Não entrevisto negros”.
Theo van der Loo não se calou. Usou sua notoriedade para denunciar essa situação de racismo em suas redes sociais e na grande imprensa, passando a ser reconhecido como um apoiador das causas antirracistas e um dos embaixadores por políticas de inclusão e diversidade no meio corporativo, atitude seguida por outras grandes empresas que aderiram a esse processo evolutivo e civilizatório.
O PIEC visa fomentar a ciência e o empreendedorismo. Não qualquer empreendedorismo, mas, sim, o empreendedorismo sofisticado, científico, sustentável e ético. Theo van der Loo não é meramente um profissional e empreendedor de sucesso na ciência, é também alguém que não ignorou seus princípios e denunciou um fato grave, ainda que pudesse, eventualmente, sofrer retaliações de pessoas e entidades que não reconhecem o problema.
Ao não ser curvar à conveniência da conivência, Theo abrilhantou sua sólida carreira de sucesso no empreendedorismo e na ciência, tornando o convite para que Theo van der Loo fosse o Homenageado do ano, algo inevitável. Afinal, se desejamos fomentar a ciência e o empreendedorismo, devemos apresentar aos jovens o que há de melhor na ciência e no empreendedorismo. Devemos apresentar pessoas como Theo van der Loo
Comments