top of page

O que é o método PLANN de planejamento

Atualizado: 3 de out. de 2023

Aprenda o passo a passo para aplicar o método PLANN no planejamento anual da sua empresa.



Desenvolvido pela benV, uma consultoria com 10 anos de atuação, inicialmente como consultoria comercial e a partir de 2018, como gestora de projetos, o método PLANN consiste em um método de planejamento que antecipa cenários e prevê as melhores ações e respostas para cada variável possível.

Nesse artigo você vai aprender o passo a passo e no final vamos demonstrar porque a benV possui um dos melhores métodos de planejamento do mercado.


1 – Leitura de cenários comerciais


O primeiro passo para se iniciar um planejamento é entender o ecossistema comercial que alimenta o negócio. Para isso é preciso mapear clientes, fornecedores, parceiros, fonte de mão de obra, concorrentes e movimentos de mercado. Pode parecer exagero, mas somente com essas informações completas e detalhadas é possível pensar em alternativas para cada um desses itens e prever como contornar problemas operacionais como reajustes abusivos de fornecedores, fuga de clientes para novas tendências, escassez de mão de obra e outros “imprevistos” previsíveis que podem impactar negativamente no seu negócio.

Pense: Se hoje seu concorrente levar todo seu setor comercial embora. O que acontece com sua empresa?


2 – Mensuração operacional:

O motivo de um planejamento anual, ou, plurianual ser feito é prever e evitar problemas. Por outro lado, a única forma de “prever” é somando e combinando núcleos de informações.


Essas informações podem ser conseguidas através de publicações e experiências do mercado, além, é claro, das experiências acumuladas no passado da própria operação.

Combinando dados dos cenários externos e internos, é possível prever tendências, ajustar preços, criar outras possibilidades de receitas e incrementar o resultado comercial sem perder qualidade e saúde financeira.


3 – Estabelecimento dos objetivos:


Diferente do que parece mais lógico, o estabelecimento de objetivos só ocorre após a leitura dos cenários externos e da operação, assim, só se valida como objetivo aquilo que for possível para cada prazo.

É claro que todos os planos são possíveis ao longo do tempo, porém, o que diferencia os objetivos possíveis dos impossíveis, é o respeito às limitações internas e externas, que vão desde estrutura, equipe, potencial de financiamento, ondas de mercado etc.


4 – Caminho plano, resultado seguro:


O método PLANN é completamente antagônico ao que poderia ser chamado de choque de gestão. Na verdade, o método é a prevenção dos choques. Um bom planejamento faz com que a empresa funcione com harmonia, sem turbulências e com resultados satisfatórios.

O chamado “choque de gestão” gera mudanças muito bruscas na empresa, pode causar desconfortos com equipe e clientes e só deve ser feita como último recurso. Geralmente quando as coisas já estão em um mal caminho.


A compreensão dessa estratégia de organização estável e caminho suave vem da expertise da benV em atender, principalmente, pequenas e médias empresas, organizações que vivem com a margem justa, cenários em que qualquer mudança brusca pode corroer o lucro, gerar prejuízos e, não raramente, até a falência.


A diferença é que o impacto das mudanças contempladas em planejamentos anuais e plurianuais são diluídos em períodos adequados para a empresa reorganizar o que for necessário, sem perder performance no caminho.

Em uma fina combinação de orçamento, prazos, necessidades operacionais, adequações de práticas e indicadores chaves a serem acompanhados durante a execução dos projetos, é possível para qualquer empresa se organizar para os objetivos existenciais, os de curto prazo e para as metas de crescimento, no médio e no longo prazo.


Planejamento by benV:


A benV 360 se tornou, ao longo de uma década, especialista em “solucionar problemas”, agora se antecipa e ajuda as empresas a evitarem esses problemas em seus caminhos rumo às metas de crescimento.

Além de ser a criadora do método PLANN, a benV também se notabiliza pelo desenvolvimento de estudos e leituras de cenários micro e macroeconômicos. Esse conhecimento acumulado e, em parte, disponibilizado abaixo, fornecem à benV a técnica necessária para o levantamento e tratamento dos dados obtidos nos estudos feitos sobre o negócio e seu respectivo setor de atuação.


Abaixo listamos alguns exemplos de publicações e previsões possíveis graças às análises realizadas pela benV 360:


SETEMBRO DE 2023 – O IBGE atualiza dados do emprego e o mercado demonstra otimismo nas previsões enviadas ao Banco Central e divulgadas por meio do boletim Focus. Porém, os clientes da benV receberam essas previsões com 10 meses de antecedência, quando publicamos nossas previsões para o novo ciclo governamental do Brasil:

O Turn UP do Brasil – 10 novembro de 2022 – (https://www.benv360.com/post/o-turn-up-do-brasil)

AGOSTO DE 2023 – Ao mesmo tempo que o Supremo Tribunal Federal inicia as discussões em torno da descriminalização, ou descriminação da quantidade de drogas a servirem de parâmetro para distinguir as finalidades de consumo e tráfico, o governo de situação lança a atualização da Estratégia Nacional de Economia de Impacto e já avisou que o novo PAC será um plano de transição para a Economia Verde. Para a benV, não foi nenhuma surpresa. Estava tudo previsto em nosso relatório da década, lançado em 2019.

“Negócios promissores para 2020” – 10 de dezembro de 2019 https://www.benv360.com/post/neg%C3%B3cios-promissores-para-2020

JUNHO DE 2023 – A benV conclui a realização da 2ª edição do maior prêmio voltado para a ciência ambiental, o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, ou, simplesmente, Prêmio PIEC.

O projeto foi desenvolvido sob medida para contemplar tendências como a Economia Circular e da Economia do Conhecimento, estimulando a prática científica sustentável desde os 6 anos de idade dos estudantes.

O projeto também mantém um legado permanente de 2 laboratórios (um por edição), que atendem, já em 2023, 1.700 estudantes por ano. A benV projeta e a benV também realiza. Isso nos dá uma visão sistêmica 360 graus dos projetos que atendemos.

“Como foi o 2ª PIEC; saiba tudo sobre mais essa realização benV360” – 19 de junho de 2023 – https://www.benv360.com/post/como-foi-o-2-piec-realizado-pela-benv

“Poder Real: Quem é “ele” que antecipou a realiza da Suécia duas vezes? Conheça o sistema PIEC” – 28 de agosto de 2023 – https://www.benv360.com/post/poder-real-quem-e-ele-sistema-de-avaliacao-piec-antecipa-vencedoras-sjwp-brasil


Continua após a publicidade

 
 


Respostas a crises


A benV está sempre preparada, porque além de atender os clientes em suas demandas pontuais, realiza, como forma de treinamento, pesquisas, levantamentos e planos de ações. Durante a pandemia, pudemos exercitar nossas habilidades e ainda ajudar nossos clientes a antecipar os problemas que viriam pela frente.



Capa de umas das publicações que alertaram e deram dicas sobre como as empresas deveriam se organizar para enfrentar o momento pandêmico.
Capa de umas das publicações que na época alertaram e deram dicas sobre como as empresas deveriam se organizar para enfrentar o momento pandêmico.

MARÇO DE 2020 – Em março havia sido declarada a emergência pandêmica. Naquele momento pouco se sabia sobre a doença, sobre as formas de combate e de prevenção. Já em abril a benV publicou o primeiro artigo e se tornou a primeira consultoria a identificar e cravar que os efeitos agudos da pandemia levariam até 2 anos para passar. Não por que temos tenhamos poderes especiais de previsão, mas porque após analisar cerca de 30 estudos realizados em diferentes partes do mundo e através das informações cruzadas, pudemos desenhar o nosso próprio modelo, que viria a se transformar em uma publicação de reação à COVID.


“COVID 19 – análise, dicas e impactos” – 25 de março de 2020 – https://www.benv360.com/post/covid-19-an%C3%A1lise-e-impactos


Apenas um mês após a primeira publicação, quando os números não paravam de crescer e a orientação ainda era “lavar as mãos”, nossa equipe identificou estudos sólidos que comprovavam a transmissão pelo ar que instalava o vírus pelas vias aéreas, mas também por outros tecidos úmidos, como a mucosa dos olhos.

Fomos a primeira consultoria a publicar esse alerta, compartilhando os modelos produzidos nesses estudos e antecipamos inclusive, boa parte da imprensa que só deu atenção às formas de transmissão não óbvias, como a mucosa dos olhos, por volta de junho daquele ano.

Nesse segundo artigo, a benV não apenas informou sobre a doença e as formas de contágio, como também disponibilizou para todos seus clientes um relatório de tendências de mercado e reações possíveis para mitigar danos aos seus negócios.

“COVID-19: relatório de atualização 22/04” – 22 de abril de 2020 – https://www.benv360.com/post/covid-19-relatorio-de-atualizacao-22-abril-2020-04


Na Economia Verde desde 2018


Mais do que prever movimentos verdes e a agenda ambiental que se impunha, a benV também se antecipou, deixou de ser uma consultoria comercial e se atualizou para ser a melhor parceira para seus projetos. Como pode ser visto no manifesto inaugural de novembro de 2018, a benV nasceu para antecipar tendências e atualizar o mercado nacional.

“um ponto verde” – 26 de novembro de 2018 – https://www.benv360.com/post/um-ponto-verde

“Oficial: A benV é de impacto. Conheça o ENIMPACTO para o setor privado” – 24 de novembro de 2023 – https://www.benv360.com/post/oficial-a-benv-e-negocio-de-impacto-conheca-o-enimpacto-para-o-setor-privado


Tendência ESG:



"ESG 360: Mais que um conceito, uma solução completa" https://www.benv360.com/post/esg-360-mais-que-um-conceito-uma-solucao-completa

Solicite uma apresentação e deixe a benV te surpreender. Criaremos o PLANN ideal para seus objetivos.

コメント


bottom of page